TALENTO E DISCIPLINA
O talento nunca substitui a disciplina. Pessoas talentosas estão sempre diante do risco de supor que podem abrir mão da disciplina porque são altamente capazes. Essa é uma atitude que cedo ou tarde resultará em fracasso. Pat Tillmam, jogador de futebol americano, falecido em 2004, disse certa vez: “A disciplina é a ponte que faz a ligação entre os nossos sonhos e as nossas realizações” (citado por Bernardinho em seu livro Transformando suor em ouro, p. 27).
O sul africano Nelson Mandela (1918-2013) passou 27 anos na prisão pela sua luta contra a segregação racial e quando liberto veio a se tornar presidente do seu país. Em 1993 ganhou o Nobel da Paz. Visitando os EUA, Mandela foi alvo do seguinte comentário feito por uma jornalista da revista Newsweek: “Mandela transpira disciplina, e sua história é uma parábola de disciplina” (Veja, 31/07/91)
Na primeira carta aos Coríntios, Paulo escreve: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece, mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (I Co 9.25). Os atletas mais talentosos estão sempre aperfeiçoando suas habilidades porque querem melhorar o seu desempenho e quebrar seus próprios recordes.
São do conhecido John Haggai (1924-2020) essas palavras: “Nenhum líder pode influenciar outros se não se controla a si próprio” (Seja um líder de verdade, p.114).
Pr. Joarês Mendes de Freitas
ENTRELÍDERES 413
Lições de vida para a liderança